Alan Viana tentará atravessar o Canal da Mancha

Trajeto entre França e Inglaterra é considerado o mais perigosos do mundo; nadador recebe Moção de Aplausos por resultados em maratonas aquáticas

O atleta barra-bonitense Alan Augusto Vieira Barbosa pretende em 2020 realizar o maior desafio da carreira: atravessar o Canal da Mancha. O trajeto entre França e Inglaterra é considerado o mais perigoso do mundo. São 35 quilômetros em linha reta mas, dependendo da correnteza e da força da maré, é possível que o percurso seja finalizado após incríveis 70 quilômetros. Além da distância, a temperatura da água eleva o grau de dificuldade da prova, pois oscila entre 10 e 15 graus. Não por acaso, a hipotermia é a principal causa de insucesso entre os competidores. Desde 1875, quando um inglês cruzou pela primeira vez o Canal, apenas 30 brasileiros conseguiram tal feito

Conhecido como Alan Viana devido ao pai, funcionário do Banco do Brasil durante anos e chamado de Viana, o nadador esteve segunda-feira (06) na Câmara Municipal para receber Moção de Aplausos pelas conquistas obtidas em maratonas aquáticas. A propositura assinada pelo vereador Joãozinho do Hospital (PPS) enaltece os resultados alcançados em provas de longa distância.

O desempenho nesse tipo de competição é animador. Alan é o recordista das duas maiores provas da modalidade no país. Em setembro do ano passado, baixou em mais de meia hora o tempo da travessia da Ilha do Arvoredo, de 25 quilômetros. Em março, completou os 36 quilômetros da Travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, em pouco mais de sete horas, batendo o recorde da prova. Ao final da disputa, ainda teve fôlego para pedir a mão da namorada em casamento.
Além disso, é no mínimo terceiro colocado em todas as provas que disputa desde 2017, como ocorreu na travessia Almirante Tamandaré, em Manaus (AM), cujo vencedor foi o atleta olímpico Allan do Carmo, e na Travessia 14 Bis, que consiste em nadar 24 quilômetros entre Bertioga e Santos e que reuniu os grandes nomes da maratona aquática brasileira.

Essas conquistas são reflexo de muito esforço. Alan treina 60 quilômetros por semana durante o horário de almoço. “Quando voltei a nadar (ele interrompeu a carreira devido aos estudos) coloquei na cabeça que essa prova seria meu objetivo. Mas não esperava voltar em alto nível depois de certa idade”, diz o empresário de 34 anos.
O próximo desafio agora é angaria patrocinadores para “representar Barra Bonita no Canal da Mancha”.

Alan foi atleta profissional de natação até os 17 anos. Sob o comando do técnico Galiano Turi Neto, o Turão, subiu ao pódio em diversos campeonatos e, com apenas 13 anos, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Regionais de 1995. Dois anos mais tarde mudou-se para São Paulo para participar do Projeto Futuro, selecionado entre os melhores atletas de natação do país pelo ex-nadador Ricardo Prado, recordista mundial e vice-campeão olímpico.
Projeto institui semana municipal do profissional de educação física
De acordo com o autor da proposta, objetivo é incentivar a qualidade de vida da população
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Niles Zambelo Jr. (MDB) é autor do Projeto de Lei (PL) 17/2018-L, que institui em Barra Bonita a semana municipal do profissional de educação física. A matéria foi apresentada durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (06) e aprovada por unanimidade como objeto de deliberação. Segue agora para análise das Comissões Permanentes antes de retornar ao plenário para ser discutida e votada em dois turnos.

De acordo com o texto, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prática regular e orientada da atividade física, contribuir para a valorização do profissional da área, destacar seu papel na rede municipal de ensino e difundir conhecimentos sobre as técnicas utilizadas. As comemorações serão realizadas na primeira semana do mês de setembro através de eventos desportivos.

Zambelo acredita que a educação física não se restringe apenas às escolas e academias. “As pessoas se beneficiam dessa área inclusive para minimizar problemas relacionados à saúde, como pressão e obesidade. A educação física também é uma realidade presente na chamada terceira idade”, explica.
O parlamentar ressalta ainda que a cidade é considerada celeiro de profissionais da área em virtude da Faculdade de Educação Física (Faefi), ligada à Funbbe, que desde a década de 70 atua no município.

O país comemora o Dia do Profissional de Educação Física em 1º de setembro, mesma data em que a profissão foi regulamentada, no ano de 1998.

Aline Castro pede o retorno das sessões de equoterapia
Método é utilizado em crianças e adolescentes com autismo

Terapia onde são utilizadas palavras, energia, toques e movimentos para estimular as habilidades motoras, a equoterapia contribui para melhorar a interação social de crianças e adolescentes com autismo.

Desde o início da atual administração, a vereadora Aline Castro (PEN) solicita o retorno do serviço que até então era disponibilizado pela Casa da Criança (seção Andorinha), cujo tratamento, ela avalia, trazia “ótimos” resultados para os alunos.

Nesta segunda-feira (06), a parlamentar apresentou Moção de Apelo para que a Prefeitura disponibilize novamente as sessões.
“Não podemos deixar os alunos sem esse importante tratamento. Atualmente, cerca de 30 estudantes já poderiam receber os benefícios da equoterapia, essencial para o desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual”, atesta. “O prefeito já havia se comprometido a disponibilizar o serviço, pois os autistas de nossa cidade precisam de respeito e inclusão não se faz apenas com rampas e placas”.

Vereadores apresentam Moção de Aplausos para a Navegação Fluvial Médio Tietê
Empresa realiza exposição em comemoração aos 50 anos de atividade nas águas do rio Tietê

Tradicional empresa de Barra Bonita, a Navegação Fluvial Médio Tietê foi homenageada pela Câmara Municipal através de Moção de Aplausos assinada pelos vereadores Niles Zambelo Jr. (MDB) e Joãozinho do Hospital (PPS). O documento ressalta os 50 anos de atividade nas águas do Rio Tietê.

Para comemorar a data, a empresa realizou em julho exposição intitulada “Jubileu de Ouro – 50 anos do Turismo Fluvial no Rio Tietê” a bordo do navio San Raphael.
Foram expostos 22 painéis dispostos em ordem cronológica (1968 a 2018), ilustrados com acervo fotográfico, textos com narrativas históricas, documentos e registros de matérias feitas pelos órgãos de imprensa com os mais importantes acontecimentos ocorridos nos últimos 50 anos.

À disposição dos visitantes, detalhada retrospectiva sobre a evolução da empresa, da Hidrovia Tietê – Paraná e sobre o impulso que o turismo fluvial proporcionou para a cidade, região e estado de São Paulo, destacando também os feitos de Raphael Palmesan, pioneiro e idealizador do turismo fluvial no Tietê. “Ele foi um visionário”, explica Joãozinho. “Enxergou no rio a possibilidade de desenvolvimento e geração de empregos”.

Para Zambelo, a homenagem é justa. “A empresa da família Palmezan é pioneira no desenvolvimento do turismo de Barra Bonita e merece nosso reconhecimento”.

 

Indicações

Confira abaixo as Indicações apresentadas na sessão ordinária da última segunda-feira (06). As sugestões foram encaminhadas para a Prefeitura.

Poda de árvore na Avenida Papa João Paulo II, defronte ao número 330 (Adriano Testa)

Corte de árvores na Rua Hermenegildo Sancassani, defronte ao número 25, na Cohab. (Adriano Testa)

Asfalto do trecho localizado no final da Rua Moisés Fantin, próximo à Rua Sebastião Pereira Belarmino, na Cohab. (Adriano Testa)

Recapeamento da Rua das Azaleias, no bairro Vila Nova (Dr. Edson)

Asfalto no estacionamento localizado entre a Capela e o Salão de Festas da São Pedro (Fantin)