Dicas para quem quer emagrecer com saúde

Ter um corpo mais bonito e saudável é o objetivo da maior parte das pessoas, mas sabemos que para isso é necessário uma série de fatores para chegar ao resultado esperado, unindo exercícios físicos com uma alimentação adequada e equilibrada.

Uma alimentação certa é essencial para quem deseja emagrecer e ter um corpo saudável, por isso as pessoas devem saber da importância de ter uma alimentação totalmente equilibrada, porque assim, além de conseguir emagrecer, consegue evitar muitos tipos de doenças.

Um dos principais vilões que não traz nenhum benefício a nossa saúde é o refrigerante, isso acontece pelo líquido conter uma quantidade muito grande de açúcar, além de componentes que enfraquecem todos os órgãos do corpo. Sem nenhum valor nutricional, ocasiona retenção de líquidos, gerando aumento de peso, barriga estufada e pernas inchadas.

Além dos refrigerantes, outros alimentos que também faz muito mal a saúde são os alimentos processados, que altera o ph sanguíneo, quando isso acontece, nosso corpo passa por um estresse muito grande para conseguir se recuperar, assim ocasionando possíveis doenças, como obesidade, câncer, doenças cardíacas, pressão arterial elevada e diabetes.

Outra dica para quem deseja emagrecer é evitar carboidratos com índice glicêmico muito alto, como alimentos que contêm farinha branca, refrigerantes e doces. Esses alimentos se transformam em açúcar no organismo rapidamente e são estocados na forma de gordura. Muito calóricos, liberam muito rápido a absorção do nutriente, causando picos de insulina no sangue e consequentemente mais fome.

Comer por impulso ou de maneira exagerada faz muito mal à saúde,fazendo com que seu corpo não consiga absorver uma grande quantidade de calorias, e então vai acabar estocando. Para evitar isso, a dica é escolher alimentos que tenham grande quantidades de fibras, que transmitem uma sensação maior de saciedade. Tenha sempre os horários certos para sua alimentação, assim ajuda a estabilizar seus níveis de hormônios, evitando picos de fome.

Não adianta se preocupar somente com a alimentação e se esquecer de hidratar, o recomendado é beber em média 2 litros de água diariamente, esse valor pode variar de acordo com cada pessoa.

Além de uma boa alimentação é necessário praticar exercícios físicos de 2 a 7 vezes por semana, isso vai depender do seu tipo de treino, caso seja um treino mais leve o ideal é praticar mais vezes na semana.  Lembrando que é muito importante procurar por exercícios que aumente o nível de massa muscular no seu corpo, por isso procure um profissional para orientar você.

Frederico Sousa é educador físico, especialista em fisiologia do exercício e nutrição esportiva.  (14) 98112 5411