Editorial: Brotas não tem muito á comemorar pelos 179 anos

No dia 03 de maio Brotas completa 179 anos, mais infelizmente os brotenses não tem muito o que comemorar, isso acontece pelo fato do Poder Público não se preocupar com suas obrigações e a cultura de seu povo, resultando em muitos fatores negativos para o município.

A começar pela estação ferroviária, um patrimônio histórico abandonado há tempos, o local inaugurado no ano de 1885 é um exemplo de esquecimento e pura nostalgia para os amantes das ferrovias. Considerada praticamente a única estação da região que ainda não recebeu uma restauração, na qual poderia se tornar mais um dos cartões postais da cidade.

Outro ponto negativo para o município foi o descaso com o ex-funcionário da Prefeitura Municipal de Brotas, Antônio Carlos Adorno que desde 2016 está esperando a finalização de sua prótese dentária.

Carlos havia entrado com uma ação civil no ano de 2016, na qual alegou não ter condições de arcar com o custo de uma prótese sobre implantes, que precisava ser colocada na arcada inferior e superior dentária, assim solicitando a prefeitura a arcar com os custos de sua prótese.A partir disso, foi concluído que o Poder Público cumprisse com a sua obrigação constitucional de prestar o serviço de saúde com qualidade, visando fornecer gratuitamente ao ex-funcionário o tratamento dentário de que necessitava para seu bem-estar.Em julho de 2017, Antônio Carlos foi atendido pela Secretaria de Saúde, na qual conversou sobre a colocação da prótese, mas conseguiu realizar a cirurgia no dia 14 de fevereiro de 2018, foi quando colocou os pinos e agora aguarda a finalização do tratamento.

Um grande outro exemplo de infelicidade é o desperdício de dinheiro público e a falta de administração e planejamento do Governo Municipal de Brotas, em que foi encaminhado aoDadetur – órgão que libera as verbas das estâncias turísticas um projeto de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) para construir um novo portal da cidade, defronte ao trevo da entrada principal, e consequentemente, demolir o atual.

Considerado um marco único do município que anuncia alegremente as boas-vindas aos visitantes, o portal atual possui uma arquitetura original, pelo seu desenho temático relativo a natureza e aventura, onde as curvas do telhado representam as ondas das águas, a alvenaria tem a cor da terra, a estrutura tubular a cor verde das matas e há uma pequena cachoeira no vão central.

Sabemos que o Brasil passa por uma séria crise de falta de recursos nos últimos tempos e desperdiçar verbas com obra que não seriam necessárias podem resultar negativamente em todos os aspectos. Exemplo do dinheiro que será gasto com um novo portal, poderia ser utilizado para a restauração ferroviária, enquanto as estações da região, como Jaú, Torrinha, Dois Córregos foram revitalizadas, Brotas ainda continua com a estação abandonada.

Nesta data especial para a cidade de Brotas, uma notícia que deixou os brotenses felizes e pode ser comemorada é a contratação da nova secretária de saúde que aconteceu esta semana, a pedagoga e assistente social Ana Paula Rodrigues. Uma profissional experiente e competente que vai ajudar a buscar melhorias no setor da saúde da população e Brotas poderá enxergar o setor da saúde de maneira diferente agora.