Eficiência na gestão pública

Em meio a um momento de crise econômica e política que antecede uma das eleições mais importantes do país, uma gestão pública eficiente e transparente em cada município é essencial para o desenvolvimento do país. O bom uso dos impostos arrecadados é o que pode fazer a sociedade se aproximar da política e voltar a ter um interesse nas discussões relacionadas ao poder público.
A administração dos recursos muitas vezes independe do tamanho da cidade e de seus números de habitantes e cabe aos integrantes da gestão municipal utilizá-los para o bem-estar da população. O Jornal Ideias desta edição vai mostrar ao leitor o quanto cada município recebeu proporcionalmente em relação ao número de habitantes e a lista mostra que nem sempre tamanho significa boa gestão. Muitas cidades provam que é possível fazer bom uso de recursos públicos enquanto cidades de grande porte são afetadas pela má gestão daquilo que é pago com o dinheiro dos munícipes.
Se o bom uso dos recursos públicos pode aumentar a participação do cidadão nas questões públicas a nível municipal, estadual e federal, as promessas não cumpridas continuam sendo um dos principais fatores que tiram a esperança do brasileiro e deixam a população de nosso país com uma sensação de impotência perante os acontecimentos que envolvem a classe política de todos os poderes e âmbitos da gestão pública.
O papel da imprensa é sempre informar e investigar as ações nas gestões públicas municipais para fazer a sociedade pensar e se conscientizar sobre a importância da administração dos recursos de todos os poderes políticos. Além disso, é sempre importante mostrar os erros e acertos e fiscalizar aquilo que foi prometido durante as campanhas para o eleitor ficar ciente e questionar os motivos e razões dos candidatos não cumprirem determinadas promessas ou não utilizarem o dinheiro arrecadado com impostos de forma correta.
A imprensa deve servir como um fator intermediário no debate da sociedade sobre pautas relacionadas a determinados assuntos da gestão dos municípios.