Município completou 120 anos e contou com diversas atrações em comemoração ao aniversário da cidade

Em 2018 Mineiros do Tietê completou 120 anos de emancipação político-administrativa e entre agosto e início de setembro a cidade contou com uma programação especial que agitou a população durante os dias de festividades. Os eventos preparados pela administração municipal foram diversificados e atenderam a todos os gostos.
No dia 19 de agosto aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes o “1º Campeonato Interno da Aliados Brazilian Jiu-Jitsu”. A competição, que teve a presença de atletas do projeto social “Soldados da Paz”, ajudou a arrecadar 170 litros de leite para doação ao Grupo de Voluntários de Combate ao Câncer.

O dia 26 começou agitado logo pela manhã com um passeio ciclístico que teve a presença de pessoas de diversas faixas etárias. Os ciclistas saíram da Praça D. Pedro II e percorreram cerca de 5km pelas ruas da cidade até chegarem ao Salto D. Pedro II para hidratação. Os participantes também aproveitaram o momento de descanso para apreciarem e conhecerem um pouco da paisagem do local. A animação continuou no Estádio Municipal Joaquim Ferreira Henriques (Figueirão) com o “5º Campeonato de Som Automotivo e Rebaixados”, apoiado pela Prefeitura Municipal de Mineiros do Tietê. O evento arrecadou alimentos para o Asilo São Vicente de Paulo e atraiu um grande público formado por pessoas de Mineiros do Tietê e região.

Já na última segunda-feira de agosto (27) o Departamento Municipal de Saúde promoveu consultas oftalmológicas juntamente com profissionais da FAMESP (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) de Botucatu, que foram contratados para serviços como diagnóstico de pacientes com catarata, glaucoma e exames de acuidade visual.
No dia 29, data de aniversário da cidade, foi disputado o “1º Torneio na Quadra Football Society”, local que fica situado na Rua Afonso Zugliani. O título da competição ficou com a equipe do Juventude ao vencer o Moleque Doido na final pelo placar de 4 a 2.
As festividades seguiram no mês de setembro. Logo no dia 1º houve na Praça D. Pedro II a feira de artesanato, pães e doces caseiros, arte em cabaça, banca de mudas nativas, orquídeas e suculentas, além de outros produtos.

O público que compareceu na praça também acompanhou ao “Encontro que Encanta” com o tema “Promovendo Vida”. A atividade foi desenvolvida pelo Departamento de Educação em conjunto com as escolas municipais. Ainda no sábado, também na Praça D. Pedro II, teve a cerimônia de denominação do coreto que homenageou Augusto Zugliani. O evento emocionou pessoas de todas as idades, principalmente no momento em que a Sra. Lázara Menha Zugliani Henriques, que é filha de Augusto Zugliani, foi saudada pelo público quando recebeu da primeira-dama Antonia Ventura Vendramini uma réplica da placa inaugural e uma orquídea da esposa do vice-prefeito Vadi Cesarin, Aline Sabaine Cesarin. A festa ainda contou com apresentação musical da Banda Carlos Gomes, da cidade de Jaú, grupo que Augusto Zugliani fez parte durante 50 anos como titular do instrumento baixo-tuba.

No dia 2 de setembro a Comissão Organizadora com apoio da Prefeitura Municipal de Mineiros do Tietê e comércio local promoveu um passeio montado. Houve a presença de 24 comitivas de várias cidades da região.
A saída aconteceu na Rua Afonso Zugliani (ao lado do Ge Serralheiro), onde os cavaleiros receberam a bênção do padre Renê José para depois percorrerem as ruas dos altos e do centro cidade (acompanhados pela Polícia Militar) até chegarem ao Sítio do Belo para participarem de um almoço de confraternização com show da dupla Edinho e Ricardo.
Durante o desfile, a população de Mineiros do Tietê prestigiou o evento ao sair nas ruas para animar ainda mais os participantes.

A programação de aniversário foi encerrada no Dia da Independência do Brasil (7) com a corrida pedestre. Os participantes saíram defronte ao ginásio de esportes “José Veríssimo Martins (Pito)” e percorreram cerca de 7km pelas ruas da cidade (acompanhados por veículos da ambulância e Polícia Militar) até concluírem a prova quando chegaram novamente ao local onde aconteceu a largada.